sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

O sorriso de Maria.

Último dia de sessenta e sete anos. Os anos passados resolveram correr como filme na minha mente, normal, sempre disseram que isso aconteceria. Estranho foi não lembrar da minha infância, a primeira imagem que veio na cabeça, foi da praça, nos anos 50, quando conheci Maria, menina de vestido rosado, e uma fita branca no cabelo cacheado.

Estava sem muito dinheiro, o suficiente para lhe pagar uma pipoca, foi o melhor que me veio à cabeça, então me encaminhei em direção àquela linda jovem, e ofereci os milhos já estourados e brancos; ela me respondeu com um sorriso e pegou delicadamente o pacote que se encontrava em minhas mãos.

Senti como se estivesse vivendo tudo novamente, a sensação de frio na barriga, as mãos suadas, como se eu não fizesse idéia que aquela jovem seria minha futura companheira até o último dia, quem sabe além dele.

O sol brilhava como uma típica manhã de verão, apesar do sol, corria uma brisa bem gostosa. A jovem se levantou, estendeu a mão e disse: “–Maria...” Não respondi nada, aquele nome se repetia na minha mente como um disco arranhado, ela sorriu e saiu lentamente com o desconfortável silêncio que provoquei, então percebi que ela esperava que dissesse meu nome também, tarde demais, Maria já havia sumido no meio de tanto brilho naquela praça que me viu crescer.

Não consegui esquecer aquele rosto delicado durante todo dia; de noite, como de costume, fui encontrar uns amigos na mesma praça que conheci Maria pela manhã. Olhei para o pipoqueiro, para o banco, para as árvores, procurei em cada rosto feminino os traços de Maria, não encontrei. Até que João, meu amigo desde os tempos do pião no chão batido do quintal de casa, me cutuca com força e me chama atenção para uma menina em particular, Maria.

Fui me aproximando devagar, parei, e olhando nos olhos dela disse: “-Antonio...” E mais uma vez, aquela jovem sorriu, me pegou pela mão e me levou para o banco, conversamos o resto da noite.

Dia após dia encontrava Maria na praça, até que me senti pronto para fazer o pedido, já tinha trabalho, e certo dinheiro guardado para construir uma família. Tremia dos dedos dos pés até a ponta do fio mais alto de cabelo que tinha na cabeça. Maria sorriu, adorava ver aquele sorriso, e fez que sim com os olhos se afogando em lágrimas.

Anos se passaram, dividíamos a casa azul, de frente a histórica praça, com duas lindas crianças, que hoje em dia não são mais crianças, Bernardo, o mais velho, e Julia. Esposa de Bernardo está grávida, e Júlia acabara de marcar o casamento.

O sorriso de Maria, que permanecia o mesmo durante todos esses anos, habitava todas as memórias que tinha. Abri os olhos, olhei para o lado, com certa dificuldade, já estava fraco devido à doença que me atingira na boa idade, câncer de pulmão, conseqüência dos charutos que eram tomados como luxo, Maria estava ao meu lado... Sorriu, foi última coisa que pude ver, tudo escureceu.

21 comentários:

Unknown disse...

Vc escreve muito bem.Adorei o texto.Sucesso.

Andréia Silva disse...

Que lindo, tão simples e ao mesmo tempo tocante.
Parabéns. Vou vir mais evzes aqui...

Abraço.

Neuro-Musical disse...

Nossa. Você escreve bem mesmo. Achei muito deprimente e dizem mesmo de que quando se está prestes a morrer, a vida inteira passa como se fosse um filme na mente.

www.centralldamusica.blogspot.com

Kas. disse...

Cara, foda. Apesar de não ser da vibe gótica ahsuiha eu me amarro em textos assim. Com a pessoa abeira da morte. Sei la, faz lembrar de como a vida é importante. Muito bom o texto e que bela forma de morrer, vendo um sorriso... É uma boa forma!
ahsuihauihsi

muito bom mesmo Yza copiona

=**

A'ZaF disse...

Uia, alguém aqui escreve muito bem ein...parabéns mesmo, mto legal. Vida chegando ao fim faz pensar em algumas coisas neh.

abraço

http://paranoiaelucidez.blogspot.com/

TRΛИSĞRЄSSIVΛS disse...

vc escreve bem!
tem sentimento!
gostey
amey
adorey
auhauha!

beijos

http://transgressivas.blogspot.com/

TRΛИSĞRЄSSIVΛS disse...

passando de novo!
passou no meu lindinha??
passaa
vc vai amarrr
uyyyyyyyy

http://transgressivas.blogspot.com/

As Pegadoras disse...

Ai gostei do seu blog... muito inteligente, garota... =D
Se der você dá uma olhadinha no meu? É que ele tá começando agora... =D

http://aaspegadoras.zip.net/

Anônimo disse...

Parece que você gosta de ecrever muito! Abraços!

Anônimo disse...

Muito bem escrito e bem escalado... Transmite as ideias com proeza parabéns.

Jr disse...

Aaaaaahhhhh que beleza :)

To esperando a versão inversa pra reler mais uma vez essa bela peça de 'nostalgia-não-vivida', que tu já me deu o prazer de compartilhar aquela primeira vez... D:

Anônimo disse...

Muito bom o texto,
muiti agrádavel de ler...simples , não é muito grande . e como já disse é muito bom!

parabéns =}

Gustavo Zago disse...

Creio que a historia seja sua [dã!]
Muito boa!Boa narrativa!!

visite-me!
http://guiaimpessoal.blogspot.com/

Neuro-Musical disse...

Obrigado por seu comentário!

www.centralldamusica.blogspot.com

Danilo Cesar disse...

:::::::::::))))))

desejo e sentimento..bom contê-los ou senti-los..hehe?

Luiz Pericolo disse...

Muito bom. Adorei o texto. Quisera eu escrever assim. Mesmo depois das aulas do Borba e do Roberto a preguiça e a auto-crítica (ainda tem hífen?) dominam.
Parabéns!
Continue assim

Felipe Lucchesi disse...

Você escreve muito bem !!!!!
Podemos trocar links?

João Viana disse...

tudo se encaixou tão bem, incrivel!
gostei do texto e do blog!
o que me chamou atenção foi o "Falando sozinha" top :p

Anônimo disse...

Nem li o texto, ainda, porquê tô no trabalho. Mas sobre minha ultima post.. caaara.. aquilo foi um sonho (pesadelo), era que eu tinha discutido e terminado com a pretá. Aii eu tava no msn com ela aii veio tipo um DEJAVU em paralelo com meu sonho.. foi quando comecei escrever, aquilo tudo que tá lá era o que vinha na memoria do sonho. Estranhão leek!

Maurício Alejándro Kehrwald disse...

Achei lindo.

Felipe Lucchesi disse...

É assim:você coloca o meu link no seu blog e eu coloco o seu no meu.Assim sempre podemos ver o que o outro escreveu e comentarmos.O seu blog já tá linkado no meu !