segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Geração Beat

Dia desses citaram a Geração Beat.



Os créditos sempre vão para os hippies, pois começaram a se portar de maneira diferente do senso comum, são eles os reconhecidos pela massa; mas a notoriedade precisa ser dada a quem de direito: Beat Generation.

Assim que a Segunda Guerra Mundial se deu por fim, o Estados tão Unidos da América se lotou de ufanismo; em meio ao caos da hipocrisia, jovens desencantaram-se com a realidade então apresentada e, literalmente, saíram pelo mundo em busca de novas e diferentes. Anos 50, do 'macaco de Marte' ao folk, que agora está em alta novamente. Anos 50, quando o New York Times publicou uma matéria sobre um estudo revelando que a televisão está mudando a maneira como a sociedade norte-americana encara o lazer, a política, a leitura e se expressa culturalmente. Anos 5o, quando surgiu a tal geração beat.

Neoboêmios hedonistas; Jack Kerouac, Allen Ginsberg, William S. Burroughs e outros, começaram a escrever suas histórias no final dos anos 50 e começo dos anos 60. Os ouvidos eram habitados pelo jazz e as idéias eram de não-conformidade e criatividade espontanea. Definir o termo 'beat' no contexto é, de fato, algo complicado; cada autor resolveu usá-lo de maneira pessoal.

Não estou querendo tirar a glória dos hippies, mas me atrevo em afirmar que sem os autores da beat generation o movimento não teria a mesma percussão. On the road, que fiz questão de comprar ontem, transmite de forma plena todo o pensamento do movimento. Poucos comentam de Kerouac e de Ginsberg, depois de ler a história de ambos, me senti obrigada de forma moral em dar reconhecimento aos dois e a tantos outros.

"A chave de tudo foi o tédio" - Hal Chase

Hippies inovadores? Apenas seguidores.

15 comentários:

Unknown disse...

Você vai me emprestar esse livro baby :)

Ah, a história...
a bela e magnífica história. ^^

Felipe Lucchesi disse...

Espero que nenhum hippie descubra o seu blog ! risosssssss
Moça polêmica !

Bianca Azenha disse...

Ah concordo, não que eu não goste dos hippies e tal. Mas a nossa história tem disso, sempre teve, alguém descobre algo e o mérito fica pra outro...triste.


Beijo

Bianca Azenha disse...

humm, vou te linkar lá no meu blog, oks!

João Viana disse...

adoro seus post's não sei, tipo tem uma pitada a mais!
não gosto muito dos hippies, de qualquer forma concordo que o credito não seja deles, pode ser um pouco, mais totalmente não!

http://joaovitors.blogspot.com/

Riot disse...

Todos tem sua importância no contexto geral, beats e hippies fizeram sua parte, o resultado disso foi a mudança que isto gerou no mundo.

A liberdade desde daquele tempo para os dias de hoje foi criou uma nova cara, um novo sentido. Tudo graças a estes Movimentos de jovens idealizadores e sonhadores.

Igor Pinheiro disse...

Concordo com tudo o que já disseram aí, um pouco polêmica, posts com uma pitada a mais, espero que nehum hippie descubra seu blog... rsrsrsrs
Sério, blog muito bom, parabéns!

cmte_valle disse...

Muito bom o blog parabens....

DuDu Magalhães disse...

hum

"nada se inova, tudo se renova"



http://visaocontraria.blogspot.com/

Daniel Augusto disse...

Oi :D
Mas é assim mesmo.
Infelizmente, a vida dá créditos a alguns por feito de outros, mas foi muito legal e interessante você ter trazido essa história para seu blog e dando os devidos créditos.
Sempre houve e sempre haverá movimentos desencantados com a realidade, mas poucos conseguem ser tão legais como estes.

Parabéns pelo blog!

Abraços,
Daniel.
http://www.esovento.blogspot.com/

oi disse...

'On The Road' é fantastico, um dos melhores livros que eu li.
Tem um de poesia também muito interessante, mas do Lawrence Ferlinghetti "Parque de diversões da cabeça"
Vale apena dar uma olhada :D

Curti pakas tuas manias e obssessões; Os Beatles são incriveis e os anos 60/70 foram mágicos *-*

inté

www.a-setima-efervescencia.blogspot.com

Carlos Gregorio Junior disse...

Oi, Nao sou chegado em leitura

+ parabens pelo blog

Tik|nhU disse...

Acho que todos tiveram uma importância fundamental. Hippies inovadores ou seguidores é indiferente, o que importa é lutar pelos seus ideais.

CAMILA de Araujo disse...

Olá...Acabei de te indicar a um selo!
Pega lá no meu blog xD

www.casadobesouro.blogspot.com

Anônimo disse...

A geração beat foi o ramo literário da famosa contracultura norte-americana que encheu aquela sociedade de uma infinidade de "alternativos".

Foi um grande movimento literário, apesar das críticas, e particularmente adoro algumas obras. Já tentou ler Bukowski?´Seus escritos são um pouco depois dessas décadas, mas carregam a mesma força.

Vale a pena. Tenta ler Factótum.