segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

O Centro tem dessas coisas

O Centro do Rio de Janeiro é fascinante, cada esquina guarda consigo histórias. Sou meio viciada nessas coisas, enquanto ando pelas ruas fico pensando em quais e quantas pessoas passaram por ali, se elas marcaram nome de forma reconhecedora para muitos ou se apenas eram muito importantes para poucos. Imagino os diferentes pensamentos que pairam no ar, tento saber o que as pessoas escutam através de fones e para onde pretendem ir só de olhar para seus rostos e jeito de andar. Para uns pode parecer loucura, para outros é; mas, para mim, é uma maneira de passar o tempo de forma menos comum.

Pegar a barca de onze horas não é uma boa opção, mas foi o que me restou. Estava certa de onde almoçaria, havia recebido uma mensagem semanas antes sobre um certo restaurante que era inspirado nos anos 60 e 70. Zacks, R. México, 31. Um pouco diferente do que eu imaginei que seria, mas não chegou a ser decepcionante. Havia imaginado uns vinis pendurados, umas guitarras em santuários e uma roupa do Elvis toda brilhosa dentro de uma vitrine iluminada. Na verdade, o local tinha apenas as paredes cobertas por fotos antigas, como do Elvis, dos Beatles, do Fusca e de outras celebridades e manias da época. Clean e aconchegante.

Eu recomendo. O chão em duas cores, preto e branco. A comida? Ótima também. Na tela da televisão passava 'Cinderela' ao som de Elvis ao fundo. Acho que naquele momento minha vontade de voltar quase 4 décadas atrás aumentou de forma acelerada. Um pena que máquinas do tempo só existam em filmes e desenhos. Estaria no Woodstock, na passeata dos cem mil, nos shows do Barão Vermelho na época do Cazuza, dirigiria meu Fusca me sentindo com o carro do ano, entre outras coisas.

Centro do Rio me provoca uma nostalgia que deveria ser inexistente por falta de vivências.

Saindo do restaurante, avistei umas barracas vendendo vinis. Agora que já tenho uma vitrola, comprar vinis não é algo tão anormal como era antes. Minha coleção adquiriu mais dois discos: Help, The Beatles e Beatlemania.

Se alguém conseguir tirar a máquina do tempo dos filmes e desenhos, avise-me.

Fica a dica - Restaurante: http://www.zacks.com.br/lojas.html

14 comentários:

Anônimo disse...

ah
amo o rio, um pedaço da história do povo

Camila Paula disse...

rá! eu tava lá anteontem
o centro do rio é muito bom e realmente nostálgico pra mim tbm.
Minha mãquinha do tempo certamente me levaria para um show dos Beatles na sua época mais psicodélica possível *-*
VAmos almoçar juntas nesse restaurante um dia?

Yza. disse...

Sim, vamos almoçar lá um dia. Lembrei de você(s) quando estava sentada na cadeira aguardando a comida.

:)

Kas. disse...

É, também sinto essas nostalgias não vivenciadas, principalmente quando vejo um vídeo antigo ou ando pelo centro. Mas o centro me remete à década de 40, não sei porque... Também queria uma máquina do tempo pra voltar pra essa época mais "romântica" que a nossa, mas a questão não é essa de voltar e sim fazer essa nossa fase ser igual ou melhor àquela que a gente quer. Mais ou menos isso, por isso eu voto pra ser feito um woodstock brazuca lá no fundão!!

Márcio Ribeiro disse...

Nossa, que legal sua dica! Quando eu for no Rio, passo lá. Aqui em São Paulo também existem muitos lugares que nos fazem imaginar quem já passou por lá décadas atrás, como nas Av. São João e na Ipiranga.

www.comideiaseideais.blogspot.com

Lívia Lunardi disse...

nossa que legal!!!
bom, não sou do rio, mas o que vc diz sobre a história dos lugares me lembra mto o que sinto pelo centro de são paulo...
entendi a mensagem...

e meu... queria muito que a minha vitrola funcionasse pra mim comprar vinis tb... rsrs

beijo

Dom Fernando disse...

Bacana....não conheço o Rio,mas fica a dica

valeu

Nise disse...

não conheço o RIo espero um dia conhecer.....

Whatyla disse...

Legal!
belo post.
parabens
vlw

Kaique Santos Teixeira disse...

Gostou do meu blog hein rs... o layout é igual mesmo.

Gostei de algumas passagens nostálgicas, como a alusão aos Beatles. Boa narrativa!

Anônimo disse...

Passando para conhecer!
Que legal!
Se acha muita coisa hoje em dia, é só sairmos para garimpar o bom!
Muito legal seu blog.
Convido vc para conhecer meu blog ,é sobre anos 80:
http://oitentando.blogspot.com/
Abraços!

Carlos Vin disse...

Eu nasci no Rio, mas moro em Salvador... Alias eu sair do Rio com 4 anos de idade e nunca mais voltei.. queria voltar pra reconhecer o lugar que nasci né..
E fiquei já curioso em conhecer o centro..

Um abraço!!

Anônimo disse...

um pouco de nostalgia não faz mal a ninguem...
interessante seria estar em woodstock...
paz e amor! maconha na cabeça ateh dar uma dor!

gostei do txt!

David Sampaio disse...

Saudades do Rio.
Fui aí algumas vezes, tenho muitas lembranças boas dessa terra.

http://arvoreando.blogspot.com/