terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Ecocapitalismo.

"Isso é culpa do capitalismo sujo!"

O alvo de minhas maiores críticas é, de fato, o capitalismo e seu consumismo agregado; negar que consumo, é mentira, impossível é viver sem consumir. Só para ter uma idéia de como este ato é presente, eu falei: consumo, cosumismo e consumir na mesma frase e bem próximo.

Cada ser tem sua dose de consumo, uns bebem em dose dupla, outros não ingerem nem uma dose até o fim; talvez por falta do retangulo de papel ou até mesmo, na melhor das hipoteses, por consciencia. Em dias em que o sol amanhece evaporando águas e as horas passam subindo e descendo ações; o que não faltou falar/ouvir foi do tal consumo consciente.

"Será que o capitalismo vai cair?"

Claro que não, chegamos ao patamar mais elevado, descer tudo para alguns é andar pra trás, perder tempo ou até mesmo burrice. Pra mim é exagero. De fato, não é necessário descer todos os degraus, voltarmos a estaca zero, botarmos fogo em shoppings, tomarmos banho de canequinha ou vivermos à luz de velas. Pelo menos não ainda. Tudo bem, não vamos descer degraus, que tal construir um deck?

Hoje, utilizamos de 25% mais recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra, se os padrões continuarem no mesmo patamar, em menos de meio século serão necessários dois planetas como o que vivemos para suprir todas as nossas necessidades de energia, alimento e água; e creio que só exista um desse.

O capitalismo está na água em que bebemos, na roupa em que vestimos... em nossas vidas, da hora que acordamos à hora que vamos dormir. Quer ser radical? Largar o Capitalismo? Ótimo, ande nu, coma com as mãos e vá a pé para todos os lugares, eu disse todos. Se é pra ser radical, que sejamos radicais. Mas infelizmente, ou felizmente, não dá para adotar tal postura na sociedade que nos encontramos. Quer sair do capitalismo sujo? Entre no deck, o ecocapitalismo.

Consumo consciente se tornou nossa melhor, e única, alternativa para não sermos empurrados até o último degrau novamente.

Não vá pensar que para consumir consciente só basta apagar a luz quando deixar o local, fechar a torneira quando não está em uso ou andar de transporte público. Vai muito além, 'a consciência tem um preço, o qual nem todo mundo concorda em pagar, já que aparenta ser mais elevado do que se gostaria. Hoje muitas questões, sobretudo as ecológicas e ambientais, perpassam pelo seu despertar, nem sempre aceito com tanta prontidão quanto necessário. Criar uma nova cultura que abra espaço para a qualidade e uma vida sustentável ainda parece utópico e distante', mas só parece porque queremos.

Os produtos ecologicamente corretos ainda se encontram caros, uma pena. As vezes os que são baratos demais, vem carregados de baixo custo a exploração da mão-de-obra e geração de problemas sociais ou, até mesmo, o trabalho infantil.

Não vamos mobilizar o prédio, nem o quarteirão, muito menos o bairro ou a cidade. Cada um que se mobilize, não de uma forma egoísta, se quiser pode mobilizar até o mundo; mas acho mais fácil cada um tentar se mobilizar primeiro. Reaver sobre os valores do próprio consumo, em todos os aspectos, e se tornar um consumidor consciente.

Construa seu deck de madeira manejada.

Já que não dá pra destruir o capitalismo, que ele sofra mudanças e se torne, finalmente, ecocapitalismo.

9 comentários:

admin disse...

força!rsrs




Se puder passa no meu blog:

http://paginadacomedia.blogspot.com/

Kas. disse...

Sabe, a gente tem tecnologia já pra reduzir o consumo das fontes naturais e dar uma chance pro planete respirar. Mas sabe porque não é utilizada? Porque não é economicamente viável pros manda-chuvas. O capitalismo vai cair, não tenha duvida! Tudo que sobe, um dia desce. Nisso a Física não podia estar mais certa. E talvez o capitalismo caía não com revoluções, nem coisas do tipo, mas com a natureza. Sempre que o equilíbrio da natureza é abalado ela liga o fode-se e destrói a porra toda pra voltar pro equilíbrio (vide os furacoes, tsunamis e verões absurdamente calorosos que são cada vez mais freqüente em lugares que antes não era de costume acontecer). Queria eu que todo mundo tivesse essa mentalidade de mudar, se conscientizar e entrar no ecocapitalismo como voce sugeriu ou até mesmo na social democracia que é como vivem os países nórdicos. Mas nem todos são assim... Entao que a natureza ensine a eles =)

Felipe Lucchesi disse...

Consumir virou uma obrigação indireta de cada ser humano.

Jr disse...

Vixi isso ai é muito mais profundo do que parece, sem falar que se tornou hype ser escologicamente consciente, a gente vive uma abertura de idéias total do capitalismo(e olha lá o Obama tomando posse essa semana), mas por enquanto tudo isso é pura massa de manobra, manipulação barata já que cair o capitalismo não vai porque deu tempo de quem tem dinheiro ter MUITO dinheiro, e inventarem as novas formas pós-neo-liberais e pós-modernas de supressão da consciência(o Greenpeace é um exemplo, nada mais é que a maneira de quem tem o mínimo de respeito com o mundo que vive, ter a visão controlada por uma instituição regida pela hipocrisia globalista).
Todas as coisas têm sido um duelo total de egos, cada um querendo ir pra um lugar e ninguém indo pra nenhum, principalmente nós que nos julgamos ter consciência e manifesto explodindo nas veias.

Aliás, vem cá que depois preciso te contar umas paradas legais que vão acontecer em breve que têm a ver com tudo isso e muito mais, só que de forma verdadeira, essencial. Me lembra(mais uma vez haha) de te falar depois...;)

Unknown disse...

Mt bem!!!
Certamente o ritmo do desenvolvimento econômico no mundo todo vai mudar.... obrigatoriamente...
Mas é isso aí Yza... cada um fazendo a sua parte... isso já é um grande passo...

Anônimo disse...

Não posso criticar uma coisa que eu uso de maneira exorbitante. Mas é sempre bom refletir sobre isso. Porque o capitalismo é algo que destrói mentes e nações.
Você escreve muito bem! Parabéns pelas idéias. A gente se conhece. Você vai lembrar de mim se passar no meu blog.

danielvelloso.blogger.com.br

João Viana disse...

o capitalismo é o culpado sim!
estava assistindo um filme hoje, o nome dele é "o dia depois de amanha"
que fala disso, que por causa da tanto usar os recursos naturais, estamos acabando com o mundo!
Ecocapitalismo?
[ECA]capitalismo
hsuahusahushausa

http://joaovitors.blogspot.com/

Anônimo disse...

Boa tarde Yza!

Sabe, após observar o teu blog melhor, com esta segunda visita que faço, dá para ver que você é uma daquelas pessoas de postura ímpar.

Quando falamos de consumo inteligente, ecológico, consciente, parece até que passamos a falar sozinhas (trocadilho infame com o nome do teu blog, hihihi...), pois há pessoas que fingem que isto não é com elas, ou mesmo que alguém pode agir por si e pelos demais. Porém, nós sabemos que não é desta forma que a coisa toda deve funcionar, não é mesmo?

Um ponto que achei muito bacana no teu texto é esta parte aqui:
"... Quer ser radical? Largar o Capitalismo? Ótimo, ande nu, coma com as mãos e vá a pé para todos os lugares, eu disse todos. Se é pra ser radical, que sejamos radicais..".

GOSTEI DESTE TRECHO, POIS VEJO UM MONTE DE AMBIENTALISTAS, ALTERNATIVOS E AFINS POSERS E ISTO É UM TREMENDO TAPA NA CARA, SABE?

Kiso

http://garotapendurada.blogspot.com/

Angelo Prestes disse...

muito bom o seu texto quanto ao comer com a mão eu como com a mão quando faço minhas saladas cruas é ótimo mas voltando ao capitalismo creio que ele va se adaptar a realidade como sistema mutável que é creio que não adianta demonizar todas as empresas e sim fazer com que elas mudem de postura eu particularmente não dou meu dinheiro para empresas criminosas podem achar que sou radical no meu modo de consumo mais radical ao meu ver é não pensar para quem se da o seu dinheiro ou depender do dinheiro para tudo.