quinta-feira, 14 de maio de 2009

Meia vinte e sete.

Texto baseado em fatos reais.

Saiu de casa e fez o sinal da cruz com a mão direita, enquanto mantinha em suas costas uma porta fechada. O clima era dispensável. Se estivesse chovendo, iria sem guarda-chuva. Se chovesse no caminho, não voltaria para buscar o guarda-chuva. Se estivesse sol, nem lembraria do guarda-chuva. Vestindo sua calça capri marrom e blusa laranja, uma senhora de oitenta e dois anos ia caminhando em passos de formiga caminhos de elefante.

Todo dia era a mesma coisa. Acordava, arrumava o quarto alugado e se aprontava para almoçar fora. O restaurante é mais conhecido no mundo, Maracanã. Lamúrias por conta de aborrecimentos com a cunhada, dona do quarto que alugava. Não havia se casado, não havia procriado; não se lamuriava por isto. Vestindo sua calça capri marrom e blusa laranja, uma senhora de oitenta e dois anos ia tentando não ligar para os gigantes e viver o constante.

Pegou o meia vinte e sete rumo a praça Sans Peña. Após uma curva brusca na Rodovia Marechal Rondon, decidiu se resguardar em um lugar ao lado da janela. Com alguns fios brancos no queixo, a pequena senhora cerrava os olhos enrugados desviando-se do vento. O banco faz parte do enredo cotidiano, a praça torna-se abrigo para o restaurante dos finais de semana. Vestindo sua calça capri marrom e blusa laranja, uma senhora de oitenta e dois anos ia driblando as vinte e quatro horas diárias com a solidão na cidade grande.

Cachoeira visitou no Alto da Boa Vista; sem ter certeza se estava sozinha ou acompanhada pelo invisível, não se importava. Manter-se em atividade é regra vitalícia. Não, ela não queria acordar por acordar. Escolheu não se casar. Escolheu não se lembrar. Escolheu fechar a porta e fazer o sinal da cruz com a mão direita. Vestindo sua calça capri marrom e blusa laranja, uma senhora de oitenta e dois anos contava seus dias rosados para ouvidos ainda verdes.

Saí de casa e fiz o sinal da cruz com a mão direita, enquanto mantinha em minhas costas mais uma porta fechada.

17 comentários:

Marina disse...

que lindo .. vc vai ser uma senhora com uma calça capri marrom e uma blusa laranja?? mas sem procriar?? é, eu entendi isso .. e como sempre, seu texto está ótimo! continue assim, querida :) hahaha

Lucas Vallim disse...

Não sei o que falar desse texto, foi o que eu mais gostei por enquanto. Uma velha, diferente e solitária, andando na cidade grande e voltando pra casa sem amrido e sem nada. Muito bom, moça!

Até logo.

CAMILA de Araujo disse...

Me lembrou 'Eleanor Rigby'
UHEUHUEHEUHEHEU

ótimo texto, você cada vez melhor com as palavras :D

Owww, nem nos falamos mais no msn pq?

www.conto-um-conto.blogspot.com

Felipe Lucchesi disse...

Eu gostei !!!! Parece texto de filme !!!!!!Vi as cenas e tudo mais !

Kas. disse...

Cara, serio você ta escrevendo muito bem! As cenas ficam na cabeça saca?
Apesar não ter entendido o final mesmo depois de falar com você eu gostei e interpretei como você se transformando nela num futuro, sei la
ahsuihais

=**

Camila Paula disse...

Nem curti muito a velhinha, parece que ela vive em paisagem eterna.
Mas o baseado em fatos reais se encaixa bem aí, olho pessoas na rua e vejo a velhinha da calça capri e blusa laranja.
Não vou babar seu ovo porque já to de saco cheio de repetir a mesma coisa. Você será a minha chefe :)

Pamela disse...

admiro essas "velhinhas" do mundo real.

Unknown disse...

To aqui de novo! =)

Procrie suas idéias, tá foda e me deixa pensativo. Porra! Heahea!

Danilo Taveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Danilo Taveira disse...

Yzadora, ao menos suponha que seja Yzadora ou Yza, enfim como gosta de ser chamada...

Visitei seu blog e li alguns (bastantes até..) dos seus textos. Sobre eles, eu gostei! São bons, sabe prender o leitor e tem um bom jogo de palavras e ideias, não obstante a alguns erros de português, porém esses sempre passam desapercebidos, por isso as vezes é bom ler os textos após certo tempo desde que foram escritos.

PS: Apesar de não me conhecer, não encare minhas críticas como soberba ou de modo que as venham de alguém superior, muito pelo contrário, faço-as com intuito exclusivo de ajudar.

PS²: Caso queira e tenha paciência, as vezes ela nos falta, por favor, faça uma vistia ao meu blog e dê uma lida, expressando sua opinião, posto que para quem escreve trocá-las é fundamental!

O link é: http://reflexaosobre.blogspot.com/

Beijos.

CAMILA de Araujo disse...

Pensei que você tinha sei la, ficado chocada com o que eu te falei e não quis mais falar, sei lá...Mas espero que logo que você saia dessa fase, voltemos a nos falar!

www.conto-um-conto.blogspot.com

Danielly disse...

selo pra ti

disse...

Ai que lindo *-*
Adorei seu blog, e o jeito que você escreve faz as cenas passarem pela cabeça ! ^^
Estou te seguindo !

Beeijos ;*

CAMILA de Araujo disse...

Cade mais textos seus?

www.alternativa-vida.blogspot.com

Marina disse...

Tô sentindo falta de postagens, baby ;)

Maurício Alejándro Kehrwald disse...

O Rio de Janeiro continua lindo?
O Rio de Janeiro, Fevereiro e Março?

CAMILA de Araujo disse...

Yza, te indiquei a um selo...

www.indio-indie.blogspot.com
(ex. alternativa vida)