sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Carnaval

A Escola de Samba Beija-Flor aborda no carnaval de 2009 temas relacionados à prática do banho e seus benefícios, assim como os malefícios durante a ausencia do mesmo. Carros com micróbios representados como macróbios, chafariz e cachoeiras. Foram utilizados 5 mil litros de água para o desfile. Irônico é dizer que no bairro ao lado, Bangu, moradores clamam a atenção da SEDAI em um coro com vozes infantis e maduras.

É difícil dizer o real sentimento pelo carnaval, lógico que como carioca eu participo de toda euforia que o samba provoca, mas como indivíduo com um certo senso critíco ainda me permito pensar sobre questões que acontecem no feriado festivo. O exagero é elogiado, parece que por 4 dias a beleza se resume em abundancia.

O nome vindo da expressão "carne vale", o carnaval, onde a carne de nada vale, vem sendo festejado geração após geração. Aprecio a simplicidade das marchinhas do carnaval de rua, os enredos que antes eram feitos com amor e riqueza cultural. Ano após ano a maior festa, não só do Rio de Janeiro, vem se rendendo, cada vez mais, ao que chamo de produto negativo da mídia.

Quando ninguém é de ninguém, mulheres com coxas torneadas sambam em cima de saltos finos com 15 cm e mostram seu corpo na festa da carne. Parece que todos se esquecem que Rio de Janeiro não é Brasil. A Sapucaí é, de fato, uma grande festa, mas ao contrário do que muitos pensam e propagam, não é a maior do Brasil. Salvador ganha disparado do Rio de Janeiro, chega a ser ridículo como nos fazem acreditar que o Rio de Janeiro é o berço do Carnaval.

Não aguento mais gostosas rebolando e famosas sendo rainhas quando nem sabem sambar. Em um mundo onde deveríamos evoluir, percebo em vários aspectos que só retrocedemos. O resgate do bom e velho carnaval é fundamental. Chega de abundancia quando poucos vivem a mesma realidade. O engraçado é que são comunidades carentes que gastam fortunas com o desfile aqui no Rio de Janeiro. Respeito e partilho o amor pelo samba, mas tudo tem limites.

Agradeço as Escolas de Samba que são a exceção e utilizam materiais recicláveis na produção de seus carros, e, principalemente, utilizam da mídia como forma de propagar idéias positivas, pena que quase ninguém preste atenção nas letras.

9 comentários:

Anônimo disse...

Interessante você falar disso. As vezes sinto falta de outros carnavais, daqueles que não vivi.

Anônimo disse...

1°: RIDÍCULO a Nathália n sei das quantas, a miss brasil, ser rainha de bateria da Vila Isabel. cara, ela n tem nem corpo e mto menos samba pra isso!!
2°: com certeza o carnaval da bahia é mto mais rico em cultura, apesar de tbm ter seu valor comercial e tal, afinal o turismo nessa época lá é muito mais valorizado.

revoltante!

Johnny disse...

Carnaval, festa carnal e babilônica, não tenho muito o que falar das escolas de samba, apenas sou afeição pela MAngueira, pois sou fã do Cartola.



Mas a respeito do Carnaval de Salvador, falo muit acoisa, está tudo no meu blog.



http://johnnybongos.blogspot.com/

Felipe Lucchesi disse...

Olha que legal ! Não sabia !!!!
Que bom saber que o pensamento está evoluindo !!!

Obs:Tem selo lá no meu blog !

Anônimo disse...

Nunca gostei de Carnaval e é engraçado que, quanto mais a idade vai avançando, mais eu vou odiando o Carnaval rsrsrsrrs.
O seu blog está ótimo!
Beijos!

Kas. disse...

Desculpa, Yza, mas quebrarei minha promeça =)
Ficou irado o texto

Piadinhas de duplo sentido a parte, eu gosto muito da Mangueira. Mas não acompanho porra nenhuma do carnaval da Sapucaí, porque não passa de um enlatado de exportação pra que os gringos venham gastar seus dolares em caipirinhas e prostituição infantil.
Não sabia dessa da Beija-Flor, é até meio engraçado ver essa contradição né? Mas é a velha politica do pão e circo, que até hoje, infelizmente, funciona.
Amo o carnaval, os blocos, acho que eles tem uma poesia sem igual, as mascaras e fantasias, confete e serpentina, tudo. Mas tambem sou contra esse exagero que as pessoas demonstram no carnaval.
Bom carnaval =)

Gabi disse...

bicho, acredita que eu só fui ler seu comentário hoje? ahuahua
isso aqui tá meio abandonado, mas claro que você pode adicionar :)
eu também vinha sempre aqui, e adoro o jeito que vc escreve!
também te favoritei :P

beijao.

Anônimo disse...

Os carnavais de rua com certeza são mil vezes mais charmosos que os de avenida. Pena não são valorizados.

beijos

Gabriel disse...

"os enredos que antes eram feitos com amor e riqueza cultural" e as marchinhas eram alegres e ingenuas e sem a dubiedade e baixaria de hoje em dia.

É uma pena, que a cada dia se torne mais uma festa somente da carne. E mais triste ainda, é quando falam de nosso país lá fora, só somos lembrados por conta do Futebol e do carnaval.

Gostei do texto ;)