quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Engolida pelo sistema.

Caí nas garras da Decisão Capitalista. Era o que eu mais temia, a minha pessoa engolida pelo sistema. E você se pergunta? Oh meu Deus, a Yzadora engolida pelo sistema? Sim, a Yzadora, eu, engolida pelo sistema. A expressão engolida pelo sistema é bem legal, acho que a repetirei durante esse textos mais vezes.
Enfim.
Quando você tem duas opções: Mar negro ou Mar cristalino, Lagoa da Coca-cola em Araruama ou Praia Grande em Arraial do Cabo, ver seus pés e onde você está pisando ou ir no mistério? O que você escolheria? Bem, eu escolhi o mar cristalino, a Praia Grande e saber onde eu estou pisando. Eu acabei me decepcionando comigo mesmo depois de ter feito a escolha.
Mas e daí? Cadê a parte de engolida pelo sistema? Calma, vou chegar lá.
Desde de pequenininha eu fui sendo direcionada para alguma coisa. Apesar de ter a liberdade de escolher, ou brincar de escolher, o que eu quisesse, no final, para o que eu estava sendo direcionada implicitamente acabou pesando. Eu ia pro escritório do meu avô, mas também brincava de professora; eu ajudava meu avô a bater petições, mas também desenhava modelos de roupa; eu procurava processos e os imprimia, mas também me fingia ser atriz de cinema. E eu nem percebi o quanto estava sendo influenciada, acho que nem quem me influenciou percebeu o que estava fazendo. Normal, faço várias coisas sem perceber também. Por exemplo, acabei de deixar o sistema me engolir e nem percebi.
Eu escolhi Direito na UFRJ. Pronto, falei. Pode falar: "Yza, você fez merda." ou "Você não nasceu pra isso.".
Agora já foi. Já foi e está ido.
"Ou tu entra nessa, ou tu morre de fome".
Ouvi isso em algum filme, me soou familiar. Quero ver no final, quando me tornar advogada e uma morta de fome, eu vou rir muito, mas muito mesmo. Tudo bem, muito não, é meio chato rir muito da própria desgraça, então rirei só um pouco, como se tivesse sido aquelas piadas de fim de tarde no Domingo.
"Faculdade é só um canudo".
É a boa, gosto de tomar as coisas de canudo. Muito mais simples. Se não houvesse o canudo, beber água de coco e suco de caixinha ia ser a pior parte do dia. Entendeu? Eu explico. Se não houvesse o canudo, no caso a faculdade, não beberíamos a água de coco ou o suco de caixinha, que aqui no caso representa desfrutar dos melhores empregos.
Ótima observação.
É foda, o sistema te engole fácil. E mesmo se eu fizesse Jornalismo, o sistema iria me engolir. Estou aqui hoje escrevendo em um blog, mas na frente eu estaria naquela mutreta recebendo dinheiro pra esconder fatos da mídia. Olha lá o sistema se alimentando da Yzadora Jornalista.
Eu só iria adiar um pouco o almoço do sistema.

Tudo bem, agora já tá feito, vou esperar o sistema me digerir pra vê se eu sou aproveitada ou caio na privada como Yzadora, a merda.

8 comentários:

Camila Paula disse...

Bom o sistema é papão mesmo, te papa, mastiga e engole e você nem percebe podendo até nunca ser diregido.
Mas você percebeu Yza, foi engolida e já vai ser diregida e excretada pra fora como algo diferente dos restos alimentares sistemáticos, okay chega de analogias alimentares.
Gostei do texto, prontocabô.

E vc não será yza, a merda :)

Kas. disse...

O sistema também me engoliu no momento em que eu decidi fazer faculdade. Meio que todos nós somos engolidos pelo sistema quando escolhemos dar continuidade a vida acadêmica, terminar um curso, pos graduação, mestrado, phd, trabalhos e mais trabalhos...
Só que isso não te impede de causar indigestões no sistema, não te impede de tentar fazer a vida um pouco melhor pra todo mundo que ta dentro dos "intistino". Pode parecer utópico e de certa forma até é, mas se você acredita de coração e faz alguma coisa pra essa indigestão acontecer pode ter certeza que as pessoas que estão ao seu redor vão começar a prestar atenção que o sistema também as engoliu e podem se rebelar, ou não, ai vai da cabeça de cada um. Mas a mensagem é essa, nunca se deixe acomodar, porque ai sim você vai cair na privada como "a merda".

Kas. disse...

so pra complementar a minha ultima frase que ficou meio ambígua

' Mas a mensagem é essa, nunca se deixe acomodar, porque se você se render ao conformismo ai sim você vai cair na privada como "a merda".'

Unknown disse...

Ahh oh!

karioka disse...

Ai ai Yzadora, o texto é muito bom, mas vc deveria saber que ninguem vive fora do sistema, imagine vc vivendo dentro de uma ilha....Acordando, saindo pra pescar sempre no mesmo local e tendo o cuidado para que vc nao se torne a comida dos outros animais....Imaginou? Pois é, tudo corre dentro de um sistema e ninguem esta livre de virar a comida dos outros. Em outras palavras só to querendo te dizer que seja lá o que vc escolher para vc, tenha o cuidado e muita atenção, dando o melhor de si, agindo assim vc nunca vai dizer " poxa....se eu tivesse feito isso ou aquilo". Pois bem, vc é uma ótima menina e saberá escolher o melhor para vc, nao tenho dúvidas que aprenderá a conviver com o sistema, inteligente como é, se tornará uma analísta e criará seu o seu próprio sistema....ha... nao confunda rotina com sistema, pq a rotina vc pode sair dela, mas se tentar sair do sistema, ele vai parar e enquanto vc nao voltar ele nao volta a rodar... pense nisso... Quanto ao texto esta excelente, e minha filha suas dúvidas é bastante normal para uma menina de 17 anos, vc ainda nao conhece nada da vida e muito menos ainda do sistema...sinto um aperto no coração quando vejo vc assim com tantas dúvidas do que deve ou nao fazer, queria me tornar mais próximo de vc, mas sei que vc tem uma vida agitada e nunca sei quando posso estar agradando ou te atrapalhando, me desculpe por tudo que nao fiz por vc. Te amo muito.
Do seu amado pai, Marcos Ulisses

Anônimo disse...

Aê, na moral, entra nesse papo de sistema não, cara pálida (nem tão pálida assim). Senão, vai acabar bucha de canhão dentro da faculdade. Isso sim. Vai levar porrada de puliça em manifestação de qualquer um por aí.
Você já notou que você tem uma incrível capacidade para se expressar ? Seja de forma verbal ou oral ? Isso te diz alguma coisa ? Pensa nas tuas escolhas e veja onde essa sua habilidade mais se encaixa.
Quanto a ter o canudo... Infelizmente, é necessário sim. A não ser que você, ou alguém, seja muito, mas muito ..odão mesmo.
Ninguém dá $$ para Zé Mulambo !
Se não quer morar debaixo da ponte, tem que ralar.
Se não nasceu em berço esplêndido, tem que ralar mesmo.
Se a isso chamam sistema, que seja o SISTEMA. Mas, sem essa de papo cabeça de comunista mal resolvido.
Aê, essa turma, com todo o respeito, pode ir para PQP, porque só gostam de ficar agarrados na teta do Estado, mamando até não aguentar mais.

Romã disse...

Oi, te achei no Google.
Não sei se você descobriu o lance daquele outdoor Silêncio...Monstro Invisivel que inclusive tem por todo lado em São Paulo e aqui em Curitiba. Acho que encontrei uma resposta. Aquilo é o nome de uma música do novo album do Rappa "7 vezes" creio eu. Assim como os cartazes do monstro invisivel, foram colados outros com a escrita: “5 anos depois do silêncio” referência ao intervalo de tempo entre o novo álbum e o último autoral.
"A idéia da campanha foi nossa, justamente para criar uma expectativa do lançamento”, explica o baixista da banda, Lauro Farias.
Bom espero ter esclarecido haha
Beijo até

Anônimo disse...

"E mesmo se eu fizesse Jornalismo, o sistema iria me engolir."

sem bem o que é isso.